É através da contabilidade que a sua empresa sabe e administra o valor de seus ativos, receitas, custos e despesas, toda a rentabilidade e lucratividade do seu negócio, a produtividade da mão de obra e é justamente através disso, que se pode realizar um bom planejamento tributário e não cair em problemas contábeis com o governo.

A contabilidade da sua empresa é também responsável pelo departamento fiscal, parte fundamental para o bom andamento dos seus negócios. No post de hoje você vai saber a verdadeira importância da contabilidade para a sua empresa.

É a partir das informações contábeis, coletadas exclusivamente por essa área de atuação, através das notas fiscais, dos extratos bancários e dos próprios relatórios financeiros da empresa.

Assim é possível gerar relatórios e demonstrativos que possibilitam a tomada de decisão por parte dos administradores, que, de posse desse material analisam onde há mais gastos, e podem diminuir alguma despesa, cortar gastos ou fazer outros investimentos.

Por tudo isso, a contabilidade é o importante instrumento que auxilia na administração e principalmente na tomada de decisões.

A contabilidade é responsável por coletar todos os dados econômicos da empresa, mensurando monetariamente e registrando em forma e relatórios que contribuem diretamente para a tomada de decisões da empresa.

Baixe agora mesmo nosso eBook, e saiba mais!

Não enviamos spam

As vantagens de uma boa contabilidade para a empresa

Uma boa contabilidade oferece maior controle financeiro e econômico à empresa, facilita o acesso às linhas de crédito com bancos e credores, comprova a cada sócio a verdadeira situação patrimonial da empresa, demonstra os resultados do exercício contábil, comprova os lucros e prejuízos acumulados e demonstra a origem e a aplicação dos recursos.

O objetivo da contabilidade é fornecer informações econômicas tanto para fornecedores, como para os bancos, investidores, funcionários e sindicatos.

Ela também auxilia as entidades na tomada de decisão sobre os próximos investimentos ou corte de gastos, já que ela reúne as informações contábeis suficientes para a organização do balancete de verificação.

É com a contabilidade de uma empresa que você consegue extrair informações que mostram os números da sua empresa, e através deles você poderá analisar como a empresa está.

Não só os administradores utilizam os relatórios fornecidos pela contabilidade, outros órgãos e outras empresas também a utilizam como ferramenta e trabalho e gestão.

Campo de atuação da contabilidade

A contabilidade é fundamental para os donos de empresas que não participam da sua administração diretamente, nesse caso a contabilidade atua com o objetivo de saber quanto a empresa esta lucrando ou perdendo. Já os administradores de uma empresa usam a contabilidade para saber a sua saúde financeira do negócio e como melhorar essa economia cada vez mais.

Os bancos e as financeiras usam a contabilidade para, por exemplo, concederem um empréstimo a uma empresa qualquer e ver se ela terá condições de pagar essa dívida. Os sindicatos, por sua vez, e os empregados ligados a ele, usam a contabilidade com o intuito de pedir uma percentagem de aumento maior para sua categoria.

E o Governo em geral, também usa a contabilidade para verificar a possibilidade de aumentar os impostos e tributos, ou sua possível redução.

Ou seja, a contabilidade é um instrumento extremamente necessário para todas as entidades e organizações empresariais, e também para as pessoas físicas, porque ajuda no processo de tomada de decisões tanto de pequenos, como de grandes negócios.

A Contabilidade enquanto análise que gera resultados

Para que uma empresa invista em contabilidade, ela precisa saber que está investindo em informações preciosas que auxiliam na gestão financeira e no desenvolvimento da empresa de modo geral, pois é a partir das informações coletadas em documentos como notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros que o profissional de contabilidade consegue gerar os relatórios que auxiliam na tomada de decisões e na analise e resultados fora da curva de expectativa da empresa, para solucioná-los.

Além disso, a contabilidade também ajuda a desenvolver novas projeções para o avanço e o sucesso a empresa. Tudo com base nas informações obtidas pelos relatórios contábeis, e assim é possível analisar a saúde financeira da empresa e traçar metas e objetivos para os próximos meses e até anos.

E é a análise contábil das informações de uma empresa, o instrumento fundamental para o negócio que quer obter melhores resultados.

A contabilidade como ferramenta para novas estratégias

Quando verdadeiramente, uma empresa aproveita as ferramentas oferecidas pela contabilidade, ela consegue obter o maior controle financeiro possível e isso garante um maior poder econômico para a empresa.

Com isso, a empresa fica muito mais estratégica financeiramente e possui as informações necessárias para oferecer aos sócios, fornecedores, investidores e bancos, garantindo a credibilidade da empresa no mercado.

Com as devidas informações contábeis e um bom relacionamento com os mais diversos canais financeiros, sua empresa será uma corporação que planeja os seus próximos passos com muito mais segurança!

 

 

Baixe agora mesmo nosso eBook, e saiba mais!

Não enviamos spam

 

sobredanilo